Akissel Donner

2016

AKISSEL DONNER PRESENTS: TOMORROWLAND BRASIL

Leave a Comment
"AKISSEL DONNER PRESENTS: TOMORROWLAND BRASIL" foi um episódio especial de destaque da turnê "Go Akissel Or Go Home Tour". Foi apresentado entre os dias 01 e 03 de Maio de 2015, em sequencia a premissas e anúncios feitos dentro de outras turnês/series. É considerado até então o segundo mais importante momento da turnê perdendo apenas para o momento da aprovação de Akissel na Universidade Federal Fluminense (Universidade Akissel: Ultimate). Incluiu o importante momento em que Akissel Donner conheceu Dimitri Vegas, integrante do Duo, considerado naquele ano o número um do mundo. O festival de música eletrônica surgiu em 2005 em Boom, na Bélgica. É atualmente considerado como o mais criativo e completo festival do mundo. Era programado pra ser um evento recorrente durante cinco anos/cinco edições no entanto, por causa de uma crise econômica, a segunda edição não pode fazer parte da continuidade. Também ainda não existem menções sobre a continuidade na terceira edição.

_______________________

Antecedentes

Desde 2012 é transmitido ao vivo pela internet. Em 2013, a transmissão do festival já era um dos momentos aguardados por Akissel durante o ano. Durante a transmissão do Tomorrowland de 2013, Akissel Donner comentou que se fosse para ir em um Tomorrowland seria em um para comemorar seus vinte anos.
Curiosamente, em 20 de julho de 2014, David Guetta anunciou que seria realizada uma edição do festival no Brasil em 2015 (ano em que Akissel completou 20 anos). O anuncio foi feito durante uma transmissão ao vivo, inclusive havia um telão disponibilizado pela produção do evento em São Paulo.

Os meses seguintes foram de empenho para angariar fundos para garantir a presença no festival, incluindo uma decisão inesperada de trabalhar em um barracão de seleção de alho. A função nesse trabalho estaria baseada em pegar caixas de 20KG de alhos e distribui-las em uma esteira para seleção (esta feita por outras pessoas), a média de caixas por dia foi de 200, e o record chegou a 334 caixas em um único dia. Em setembro Akissel foi aprovado em um concurso público do IBGE.

Uma fila interminável rumo ao Tomorrowland

As vendas oficiais do Tomorrowland Brasil estavam programas para 06 de setembro de 2014, e seriam iniciadas duas horas antes para cadastrados para a pre venda. Apesar de estar em tal cadastro, e clicar para acessar o site exatamente na hora programada, Akissel passou por UMA HORA E DEZ MINUTOS NA FILA DE ESPERA. Um fator complicador, uma vez que o mesmo ainda possuía renda suficiente apenas para garantir os ingressos "meia entrada", e com o passar o tempo tal modalidade poderia se esgotar. 

Outro fator mencionado na história do dia, é que durante a espera, aproximadamente por volta de uma hora e cinco minutos, Akissel teria COLOCADO O COMPUTADOR NO MODO DE ESPERA, o que derrubaria a conexão com a internet e faria com que o mesmo fosse ao final da fila. 
Comentário no grupo do festival no Facebook

Felizmente, as 13:10 o site abriu. No entanto não havia mais ingresso para os três dias da festa, e considerando comprar por dias separados, apenas o ingresso "Magical Friday" estava disponível na modalidade meia entrada. Em razão de uma incompatibilidade econômica, Akissel decidiu por comprar então ingressos para sexta e sabado, abrindo, até então, mão do terceiro e ultimo dia do festival. A solicitação de compra foi feita, e o site gerou um boleto para ser pago. 

Um conflito inesperado rumo ao Tomorrowland

O pagamento seria feito com um valor que Akissel ainda iria receber referente aos dias trabalhados na empresa de seleção de alho. Acontece que esse pagamento foi feito via cheque, e esse cheque só poderia ser sacado na cidade vizinha e estava preenchido de forma errada. O BANCO DO BRASIL se tornou então um patrocinar oficial, já que optou por facilitar e reduzir as burocracias para obtenção dos valores adequados.

Outros fatos rumo ao Tomorrowland

Como haviam-se esgotados os ingressos da modalidade Dreamville (para acampar), Akissel teve de buscar outras opções de hospedagem. A escolha foi feita por um hotel da rede intercity em Jundiaí, pela agência Aue Folia. A hospedagem incluiu também um translado open bar, e um churrasco no sábado. A Aue Folia ganhou uma nota de cinco estrelas pelo bom desempenho. 

No projeto original Akissel iria de Minas para o Tomorrowland, com uma amiga do Ensino Médio. No entanto durante o planejamento essa amiga desistiu de ir no festival causando um conflito de continuidade. Através de grupos no Facebook, como MSD (Movimento Sem Dreamville), Akissel estaria interagindo com outras pessoas em mesma situação e que futuramente passariam a ser parte da continuidade. Em 08 de dezembro de 2014 um novo membro de juntou á equipe, se tornando amigo de Akissel, e futuramente tendo influenciado o mesmo na viagem ao Rio de Janeiro para o Reveillon de 2014 para 2015 (sendo que esta viagem o pivô da Go Akissel or Go Home Tour). 

Em 02 de Abril de 2015, considerando o bom desempenho de Akissel em seu periodo de experiência de trabalho na CTIS, o Banco do Brasil concedeu uma linha de crédito que possibilitou a compra do ingresso para o terceiro dia de festival, fazendo assim que o Akissel Donner pudesse ir todos os dias do festival. 

A viagem rumo ao Tomorrowland foi iniciada em 30 de Abril, onde na Rodoviária Novo Rio, Akissel encontrou com seu amigo e outros colegas que estariam a ir pro Tomorrowland, formando-se assim a equipe do primeiro dia. Uma postagem de Akissel no Facebook gerou controvérsia pois a legenda dizia "Cariocas no Tomorrowland", sendo que Akissel nunca foi carioca. 

_____________________________

Desenvolvimento

Magical Friday

O primeiro dia do Tomorrowland Brasil aconteceu numa sexta feira, o feriado de primeiro de maio de 2015. Ao chegar na fila para apresentação do ingresso e retirada da pulseira, Akissel teve de se separar de seu amigo pois os ingressos eram de modalidade diferente. A fila para troca de ingressos da modalidade meia entrada estava gigante, e o tempo de espera se aproximava aos 40 minutos. Uma vez que as apresentações da tarde não eram parte da lista de prioridades de Akissel, o problema não causou conflitos. Durante a fila Akissel conheceu novas pessoas na mesma vibe. Logo em seguida, havia uma fila para checagem de documentos. Durante a espera nessa fila Akissel tirou uma foto a qual postou nas redes sociais informando "Eu cheguei aqui". 


Ao adentrar o festival, Akissel foi ao encontro de seu amigo que confundiu o nome do palco Full On, alertando que estaria em um palco chamado Fuzion. Assim a Fusion, Fusion Energy Drink, se juntou á equipe de patrocinadores, uma vez em que Akissel acabou visitando o stand da mesma no festival. Neste stand a mesma dava opções para que os visitantes gravassem uma vinheta em que os mesmos eram deejays, alguns destes foram inclusive divulgados numa pagina do canal na internet. Em seguida, Akissel finalmente foi junto de seu amigo para o palco Full On, onde tocavam deejays de maior apelo conceitual.

No decorrer da noite Akissel se separou de seu amigo para ir ao palco principal. O palco representava o tema "The Book of Wisdom", que seria "um livro da sabedoria". Esse livro todos os dias abria e fechava, e nesses momentos apresentava mensagens de boas energias e conselhos.



Neste dia os momentos mais importantes teriam sido as apresentações de Hardwell, uma vez que este estaria diretamente relacionado á turnê, e Afrojack. Curiosamente, na apresentação de Steve Aoki no palco principal, Akissel abandonou o mesmo e foi ao encontro de seu amigo, ainda no palco Full On, onde terminaram a noite junto a outros companheiros na mesma vibe, ou numa vibe além dessa.

O comentário de Akissel no Facebook fez uma referencia interessante de seria "possível fazer 140 batimentos cardíacos por minuto só com a música e uma energia muito, mas muito, positiva das pessoas em volta", demonstrando subjetivamente a sua posição contra as drogas que são comuns nestes eventos.

A saída do evento de volta rumo ao hotel foi conturbada, uma vez em que o congestionamento rumo a rodovia perdurou até as cinco da manhã. Ao chegar no hotel já estava na hora de tomar o café da manhã.

Incredible Saturday

O segundo dia do Tomorrowland, nomeado pela produção como inacreditável, começou com apenas quatro horas de sono, um churrasco muito animado no hotel, e uma festa mais animada no onibus. "O sete é fechadão"(o ônibus sete). O grupo de turnê incluía pessoas de diferentes partes do país, e observa-se a presença de uma colega do grupo. 



Nesse dia Akissel chegou ao festival e fez o check-in junto ao seu amigo, no entanto posteriormente os dois se separaram para que Akissel pudesse encontrar outros amigos que estariam em outros lugares. A Skol também se juntou ao time de patrocinadores, uma vez que a foto oficial de promoção do festival nas redes de Akissel foi tirada em seu stand. Outros patrocinadores como a Absolut e Doritos também se juntaram nesse dia - tanto Akissel quanto outros membros da equipe de turnê brincam que Doritos era a unica fonte de alimentação deles no festival. A Mastercard, outra patrocinadora oferecia em seu stand massagens e uma piscina.

Foi no stande da Mastercard onde Akissel conheceu Dimitri Vegas. Também veio a conhecer Like Mike, no entanto este era um pouco mais reservado do que o Dimitri. Os mesmos, e também outros deejays que estariam a se apresentar naquela noite, estavam jantando no restaurante "Experiencia Gourmet" que ficava ao lado do stand da Mastercard. Os relatos contam que curiosamente entre o publico que estava ali, apenas o Akissel e mais três pessoas reconheceram os deejays. Os quatro aguardaram ansiosamente uma hora e quinze minutos para poder trocar uma ideia com os DJs conforme recomendação do segurança dos mesmos. Após isso, Dimitri se levantou e se direcionou rumo ao grupo que os aguardava. Akissel disse ao Dimitri que admirava muito o seu trabalho, Dimitri sorriu, e no final deram um aperto de mão, e tiraram uma foto. Sabe-se bem que a primeira tentativa resultou em uma foto que não saiu apropriada. Então, Akissel perguntou a Dimitri se ele poderia tirar outra, solicitação atendida.



Apos isso Akissel foi contar a novidade aos seus amigos, e jantar. O mesmo até que tentou ver uma apresentação de Hardwell em seu palco exclusivo, mas, á tal momento já havia acabado. O dia foi seguido pelas apresentações de Nervo, do já conhecido Dimitri Vegas com Like Mike, e o encerramento foi com Armin Van Buuren. A apresentação de Armin Van Buuren foi considerada a melhor da edição do festival.

Glorious Sunday

Domingo era o ultimo dia do festival, e o cansaço acumulado de dois dias diretos não foi impedimento para a continuidade implacável do que seria o melhor momento daquele ano. Nesse dia Akissel chegou ao festival as 14 horas, junto com seu amigo, visitaram o stand da Mastercard, e em seguida se direcionaram ao palco principal para assistir a apresentação de FTampa, de onde não saíram mais.  Ali aconteceram as emoções finais. Naquele dia houveram as apresentações memoráveis de Steve Angelo (apreciação antiga, uma vez que este era parte do Swedish House Mafia, integrante das trilhas sonoras de 2011/2012/2013), Nicky Romero e David Guetta (talvez o mais apreciado DJ no Brasil). Curiosamente, durante a apresentação de Nicky Romero, Akissel na grade do palco principal, gritou "ROMERO!", e no mesmo instante todas as luzes de ascenderam juntas, e Romero olhou na direção do mesmo, o que fez com que o amigo de Akissel soltasse inclusive uma ironia: "vai tirar uma foto com ele também?". 

O festival terminou com a memorável apresentação de David Guetta. Segundo Akissel, no encerramento do festival o mesmo estaria todo arrepiado, com gotículas de água escorrendo pelos olhos, umas pernas meio bambas de cansaço, os braços cansados de tanto abraçar e pular com pessoas e um sentimento imenso de satisfação, missão cumprida.


_____________________________

Continuidade

Akissel foi ao trabalho logo na segunda feira pós Tomorrowland, sendo que desceu do ônibus de turnê direto para o trabalho, chegando com 20 minutos de atraso. A recepção da história na CTIS foi altamente positiva. 

Existem controvérsias paralelas que consideram que o festival foi de custo muito alto, ultrapassando os limites do que seria aceitável. Para a segunda edição foi especulado que Akissel só poderia ir caso passasse na Universidade, sendo que o mesmo foi aprovado na UFF, no entanto não teria conseguido ir á segunda edição do festival. 

Outra controvérsia se refere ao fato de Akissel não ser fã de Dimitri Vegas e ter tido a sorte de te-lô conhecido. Ainda em 2015, quando Dimitri Vegas e Like Mike foram classificados com "os melhores do mundo", Akissel mencionou que a revista que deu tal classificação era tendenciosa, e replicou ironias de Hardwell sobre o fato de que Dimitri e seu parceiro estariam conseguindo votos de formas duvidosas e que não correspondiam ao seu talento e credibilidade. 

O Tomorrowland serviu de ponte para outros episódios memoráveis da turnê. Quando Akissel visitou sua cidade em Minas, ao ir em uma festa o mesmo fez questão de vestir novamente as pulseiras do festival, o que causou um frisson inesperado, e serviu de ponto inicial para algumas cenas inesperadas, com pessoas também inesperadas. 

O Tomorrowland Brasil estava programado para ser um evento recorrente por cinco anos, no entanto diante da impossibilidade de Akissel ir á segunda edição, a de 2016, considera-se que o festival perdeu a importância dentro da turnê. Existe uma especulação de que o mesmo será substituído pelo Ultra Music Festival, que ao que se vê tem desempenhado um espaço considerável dentro da Go Akissel or Go Home Tour. 

0 comentários:

Postar um comentário